Mensagem da ONG Moradia e Cidadania

Aos colegas aposentados da Caixa

 

Vimos até você para lhes falar da nossa ONG Moradia e Cidadania. Uma organização para a qual você contribui mensalmente e merece saber onde são aplicados os recursos, bem como compreender como estamos funcionando.

A ONG foi criada no ano 2000, naquela campanha do Betinho “Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria”, durante a década de 1990.

Sua missão é promover a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social, com ênfase na educação, geração de trabalho e renda e ações de combate à fome e à miséria. Atualmente conta com 8.300 associados em todo o País.

Por iniciativa da Presidência Executiva da ONG, representada pelo colega Laurêncio Körbes e da Coordenação Estadual, representada pelo colega Artur Almeida, foi proposta uma nova estrutura, em forma de Comitês, para melhorar a capilaridade e funcionamento da ONG, em todo o país.

Aqui em Porto Alegre, em março deste ano, foi criado o Comitê de Aposentados da Caixa, que abrange os aposentados de Porto Alegre e Litoral Norte.Este comitê atende às sugestões de colegas e direciona os recursos a quem for considerado prioridade, cuidando da administração e conferencia da correta aplicação e respectivas comprovações.

O Comitê de Aposentados, além de atuar nas ações emergenciais, vem desenvolvendo atividades junto aos demais colegas aposentados, para que também venham fazer parte da ONG, ou voltem a contribuir. Há diversos colegas que, de forma involuntária, deixaram de contribuir no momento da aposentadoria, quando não havia a migração automática da contribuição para o contracheque da FUNCEF.

No Rio Grande do Sul,a Moradia e Cidadania atua por meio de Comitês de Associados,desde 2002 no âmbito do quadro de empregados ativos da Caixa, e esse formato manteve-se ao longo dos anos no interior do Estado.

Em Porto Alegre, os valores das contribuições dos associados passaram a ser investidos no Projeto Casa Brasil, a partir de 2007, com um trabalho efetivo de apoio e acompanhamento às famílias em vulnerabilidade social da comunidade Santa Terezinha, localizada na Voluntários da Pátria, e arredores.

Fizeram parte das atividades da Casa Brasil: oficinas de música, capoeira, teatro, sala de leitura, assim como palestras e oficinas para grupos de mulheres e para a comunidade em geral. Na área da geração de trabalho e renda foram realizados projetos de informática e projetos de corte e costura, em parceria com o Instituto Lojas Renner e do Programa CAIXA ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em 2018 a Prefeitura rompeu o convênio com a Moradia e Cidadania e que ajudava a completaras verbas necessárias à realização das diversas ações até então. Em decorrência,a ONG teve de fechar a Casa Brasil, rescindir os contratos de trabalho dos funcionários e cobrir todos os custos decorrentes da desativação do projeto.

Agora, com essas questões resolvidas, a Coordenação Estadual da ONG retoma suas atividades normais, com ações de auxílio aos mais necessitados.

            Neste período da pandemia da Covid-19, nossas forças estão concentradas em ações emergenciais, no apoio aos atingidos pelos impactos econômicos, que deixou milhares de famílias em situação de calamidade.

O Comitê de Aposentados tem se dedicado às ações de fornecimento de gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza e necessidades básicas para a população em vulnerabilidade social. Nestes três meses de atuação o Comitê destinou seus recursos para auxílio emergencial às seguintes entidades: 

1 - Sindicato SATED RS, que atende aos trabalhadores das áreas da cultura de Porto Alegre;

2 - Paróquia Nossa Senhora Medianeira, que atende famílias carentes no município de Eldorado do Sul;

3 - Abrigo Institucional Morada da Liberdade, que atende moradores de rua no município de Santo Antônio da Patrulha;

4 - Centro de Direitos Econômicos e Sociais, município de Porto Alegre, que atua na defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais de populações carentes.  

Caso você não seja associado da ONG, vai aqui nosso convite. Basta acessar o site (www.moradiaecidadania.org.br), entrar na opção “Faça Parte” e fazer seu cadastro online pela ficha dos aposentados. O valor da mensalidade atual é de apenas R$ 33,06 que já vem debitado no contracheque.

Estamos ampliando esta rede de solidariedade e para isso precisamos de cada um, de cada uma, para nos ajudar, participando do Comitê, trazendo propostas e indicando situações de emergenciais para a destinação dos recursos, e doando sua contribuição mensal.

Há também uma opção para contribuições espontâneas, por meio de depósitos de valores na conta da ONG. Veja no convite “Leve esperança a quem precisa!” o número da conta da Moradia e Cidadania do RS para depósitos e contribuições, independentemente de ser associado ou empregado da CEF.

Faça-nos uma visita no Comitê, que se reúne por meio virtual e participe conosco dessa corrente do bem. Nossos contatos estão relacionados a seguir. Avise-nos, e te mandaremos o link das reuniões.

 

                Contatos dos integrantes do Comitê de Aposentados de Porto Alegre e Litoral Norte:

Almeri de Souza                 Fone: 51-999750389

Artur Almeida                     Fone: 51-999072986

Claci Bassani                      Fone: 51-999452051

Heloisa H. Rodrigues         Fone: 51-999614832

Jaqueline                              Fone: 51-981255747

Lourdes Prado                     Fone: 51-996424476

Mara Mareque                   Fone: 51-993752922

Vera Bueno                         Fone: 51-999414217