Reunião Conversando com a Diretoria - 12/09/2019

Nesta tradicional reunião de Quinta-Feira 12/09/2019 na AGEA, o Presidente, Newton Pardelhas de Barcellos cumprimentou e agradeceu a presença de todos que estão presentes em mais este encontro.

Passou a palavra para o Vice-Presidente, Antoci Neto de Almeida.

Antoci saudou a todos, falou novamente sobre o Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária, que vai ocorrer no próximo dia 26/09/2019, com primeira chamada às 13h, segunda chamada às 13h30 e última chamada às 14h. A Diretoria solicita a participação dos associados, para apresentar quatro (4) novas ações, as quais estão especificadas no Edital.

Antoci falou também sobre a reunião de Caxias do Sul, onde o Diretor Délvio Brito estará presente, assim como na Assembleia Geral. Comentou sobre as notícias que foram extraídas da mídia esta semana.

 

NOTÍCIA CONTROLE E RESULTADO – FACEBOOK - Nesta última quinta-feira, 05/09, completaram-se três anos da deflagração da Operação Greenfield, sinônimo e verdadeiro divisor de águas no combate à corrupção, à ingerência política, à gestão temerária e fraudulenta nos fundos de pensão, de uma maneira em geral, e mais especialmente na nossa FUNCEF, cujos investimentos e dirigentes estão no cerne de seu esforço de responsabilização e reparação.

(Veja a notícia na íntegra

 

NOTÍCIA PETROS - FT Greenfield aponta improbidade em aportes com recursos da Petros e do Postalis -A Força-Tarefa Greenfield acionou na Justiça 12 pessoas por cometerem improbidade administrativa. Além deles, os bancos Santander, Finaxis, Trendbank e a corretora Planner responderão por prejuízo milionário provocado aos fundos de pensão Petros e Postalis. O caso refere-se a aportes realizados no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank, nos quais foram verificados atos de gestão temerária, fraudulenta, desvio de recursos e a emissão de duplicatas simuladas. Os procuradores pedem mais de R$ 560 milhões, a título de ressarcimento. O valor equivale ao triplo dos danos causados no esquema.A FT constatou que o tipo de investimento escolhido pelos fundos de pensão foi extremamente arriscado, de difícil monitoramento, sem garantias e sem liquidez. A aplicação feriu as normas e políticas dos fundos e acarretou “incontroverso prejuízo aos planos de benefícios e a seus participantes”. Em poucos anos, os ativos se dissiparam quase integralmente.

(Veja a notícia na íntegra
 

NOTÍCIA FENACEF – FENACEF e entidades reunidas contra a CGPAR 23 e o Teto de custeio de 6,5% no Estatuto da CAIXA - Nesta quarta-feira (4), reuniram-se em Brasília, o presidente da FENACEF, Edgard Antônio Bastos Lima, e representantes da FENAE, FENAG, SOCIAL CAIXA, ANEAC, CONTRAF-CUT, entre outras entidades, para juntos discutirem medidas que suspendam efetivamente os efeitos da Resolução CGPAR nº 23/2018 e derrubem a imposição do teto de custeio do plano de saúde de 6,5%, definido no novo estatuto da CAIXA. Na reunião, cada representante pôde explicar que medidas já foram adotadas e quais outras podem ser implementadas por todas as entidades, no que tange à suspensão da CGPAR nº 23/2018 e a retirada do limite do teto de custeio do plano Saúde CAIXA. 

(Veja a notícia na íntegra)


NOTÍCIA FENAE - 60% da renda dos aposentados é consumida pelo equacionamento e dívidas

Pesquisa encomendada pela Fenae revela o drama dos quase 40 mil aposentados da CaixaFENAE confirmou que o empregado da Caixa está altamente endividado, revelando que a situação da categoria é ainda mais desesperadora.  Segundo os dados da pesquisa Realidade dos Trabalhadores da Caixa – Ativos e Aposentados, encomendada pela Fenae, apenas 10,6% de todos os trabalhadores afirma ter mais dinheiro do que precisa para sobreviver. Entre os aposentados a situação é ainda pior, 6 em cada 10 deles dizem ter dificuldades com a atual situação financeira. Cerca de 66% dos aposentados possui algum tipo de comprometimento financeiro e entre esses, mais da metade considera ter um nível alto de endividamento.

(Veja a notícia na íntegra

 

NOTÍCIA FENAE - Entidades se reúnem para tratar de ações em defesa do Saúde Caixa - Na pauta, o fim do teto gastos para o Saúde Caixa e o II Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de autogestão. Entidades representativas dos usuários de planos de saúde autogeridos se reuniram novamente na quarta-feira (04) na sede da Fenae para dar continuidade ao trabalho em prol do Saúde Caixa. Além da Fenae, estiveram presentes representantes da Fenacef, Fenaf, Dieese, Contraf CUT, Aneac, Social Caixa e Comissão de Empresa da Caixa.

(Veja a notícia na íntegra

 

NOTÍCIA FENAE - FGTS: entidades vão a relator defender permanência na Caixa - Deputado Hugo Motta afirma que fará audiências públicas para ouvir governos, empresários e trabalhadores antes de elaborar parecer. A comissão mista instalada para analisar a Medida Provisória 889/19, que traz novas regras para a movimentação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aprovou o plano de trabalho elaborado pelo relator, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), na última terça-feira (3). No dia 4 o presidente da Fenae, Jair Ferreira, e representantes da Fenag e da CUT estiveram reunidos com o parlamentar para apresentar suas preocupações com a possibilidade de o Fundo ser retirado da Caixa.

(Veja a notícia na íntegra

 

O Vice-Presidente falou sobre um comunicado recebido pela Integra, com esclarecimentos sobre medidas de proteção aos interesses dos clientes, devido a diversas situações de risco operacional.

Passou a palavra ao associado Pedro Marchiori, que declarou estar triste pelo afastamento do Sergio Atair dos Santos. Aproveitou a oportunidade para dar boas vindas ao atual Presidente, Newton Pardelhas de Barcelos, falou que o presidente poderá contar com o seu apoio e dos demais associados.

Jesus de Moura Estery comentou sobre a entrevista do ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o qual avaliou o governo atual com muita lucidez. Jesus falou sobre o avanço da tecnologia, seus benefícios e malefícios.

Antoci agradeceu pela presença de todos, reforçou o convite para a Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no dia 26/09/2019.