Reunião Conversando com a Diretoria – 06/06/2019

Reunião Conversando com a Diretoria – 06/06/2019

 

Nesta quinta-feira, dia 06/06/2019, o Presidente, Sergio Atair dos Santos, cumprimentou a todos e abriu mais uma reunião “Conversando com a Diretoria”. Nesta ocasião apresentou aos associados, Marco Antonio Simas Araujo, Gerente de Atendimento e Negócios da Caixa Econômica Federal, o qual já fez parte do quadro de funcionários da AGEA, acompanhado pela Lidiane Rodrigues da Silva, Assistente de Negócios da Caixa Econômica Federal. Sergio passou a palavra ao Vice-Presidente, Antoci Neto de Almeida.

Antoci cumprimentou os presentes, falou que é uma grande satisfação receber o Marco e a Lidiane aqui na AGEA, e convidou o Marco para explanar a apresentação do produto que ele veio oferecer aos aposentados.

Marco saudou a todos, trouxe um material para apresentar uma proposta de Cartão Consignado Caixa, que prevê uma margem de empréstimo pessoal para a categoria, tem a opção de solicitar também um cartão de crédito internacional, com limite disponível para compras e também para saque, de bandeira ELO. Está disponível para que tem até 75 anos. Marco esclareceu as dúvidas que surgiram, comentou sobre a alteração da bandeira do cartão alimentação Sodexo para Alelo, que estará disponível nos próximos dias, principalmente para quem já fez o recadastramento junto a FUNCEF. Uma informação que é benéfica para quem tem o cartão alimentação, o Alelo é aceito em todos os estabelecimentos que estão disponíveis no site e nos estabelecimentos que possuem o terminal de cartão CIELO, as vezes nem o proprietário do estabelecimento sabe que o cartão é aceito. Marco agradeceu a oportunidade de apresentar estes produtos na AGEA, agradeceu imensamente a atenção de todos.

A Beatriz Francisca Borba Gonzaga, Diretora Assistencial, falou em seu nome e em nome da AGEA que está muito orgulhosa de receber o Marco aqui na AGEA hoje.

Antoci mostrou aos presentes, os Projetos de Lei que interessam a categoria, solicitados pelo associado Antonio Carlos Mariani Mansur, explanou e comentou sobre a tramitação dos mesmos e disponibilizou o material a todos os presentes.

Comentou sobre o projeto de Lei 312/2016 que recebeu um parecer favorável, ao projeto que susta a CGPAR 23, divulgado pela FENAE no dia 31/05/2019.

Relator emitiu parecer favorável ao projeto que susta a CGPAR 23 - O Deputado Sóstenes Cavalcante DEM-RJ, relator do PDC 956/2018 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, apresentou, no dia de ontem, parecer favorável ao Projeto de autoria da deputada Érika Kokay que têm por objetivo suspender, na sua integralidade, os efeitos da Resolução nº 23 da CGPAR. Em seu voto, o relator afirma que a Resolução nº 23, impõe uma série de limitações aos benefícios de assistência à saúde ofertados aos seus funcionários pelas empresas estatais federais e declara que a Comissão Interministerial extrapolou as suas atribuições, impondo determinações, quando deveria apenas estabelecer orientações e diretrizes.

(Veja a notícia na íntegra) https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/noticias/relator-emitiu-parecer-favoravel-ao-projeto-que-susta-a-cgpar-23.htm

 

Antoci leu e comentou sobre as seguintes notícias.

 

NOTÍCIA FUNCEF

FUNCEF tem menor custo por participante, diz Previc

04/06/2019 - A FUNCEF apresentou, em 2018, o menor custo por participante entre os fundos de pensão públicos do país com ativos totais acima de R$ 15 bilhões. Um estudo publicado pela Previc, responsável por fiscalizar o setor de previdência complementar, calculou uma despesa per capita de R$ 1.171 na Fundação. Apresentou no projetor os gráficos disponibilizados pela FUNCEF.

(Veja a notícia na íntegra) https://www.funcef.com.br/noticias/funcef-tem-menor-custo-por-participante-diz-previc.htm

Reforçou os comentários citados na reunião anterior, referente ao fechamento das representações da FUNCEF nos estados. Ainda aguardam maiores informações da FENACEF sobre as decisões tomadas a partir da reunião que ocorreu com o Presidente Edgar Antonio Bastos de Lima, junto ao Conselho Deliberativo da FUNCEF.

 

NOTÍCIA FENAE

03/06/2019 - FENAE pede que FUNCEF apresse revisão do equacionamento - Após ter sido recebida na Previc no dia 29, a Fenae enviou, na última sexta-feira, ofício à Funcef solicitando reunião para tratar da resolução 30 do CNPC, que possibilita a ampliação do prazo de equacionamento de planos de previdência.  O pedido de reunião visa obter esclarecimentos sobre as razões que levam a Funcef a não adotar medidas que possam trazer algum alívio ao cenário atual dos participantes.

(Veja a notícia na íntegra) https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/noticias/fenae-pede-que-funcef-apresse-revisao-do-equacionamento.htm

 

Antoci passou a palavra ao associado Jesus de Moura Estery

Jesus comentou sobre a destinação da verba do nosso País, e os fatores que ocasionam a dívida pública. Ressalta que “a cada pedaço do patrimônio que é vendido, representa a venda do futuro dos nossos netos”.

 

Às 16h, o Vice-Presidente Antoci Neto de Almeida, agradeceu a presença de todos e encerrou mais uma Reunião Conversando com a Diretoria.