Reunião Conversando com a Diretoria - 30/05/2019

Reunião Conversando com a Diretoria – Dia 30/05/2019.


Nesta quinta-feira, dia 30/05/2019, reuniram-se os associados da Associação Gaúcha de Economiários aposentados, para mais uma reunião conversando com a Diretoria. O Vice-presidente Newton Pardelhas de Barcelos cumprimentou a todos. Passou a palavra ao Vice-Presidente, Antoci Neto de Almeida que cumprimentou os presentes e explanou algumas informações sobre as notícias que transitam nos meios de comunicação nesta semana.


Antoci comentou sobre a notícia que foi publicada no site da FENAE, EM 28/05/2019, que anuncia – CAIXA altera RH 221 em prejuízo aos usuários do Saúde Caixa – A caixa divulgou recentemente nova versão do MN RH 221, cujo objetivo é definir e disciplinar a inscrição, a renovação e o cancelamento de inscrição de usuários do Saúde Caixa, em conformidade com o ACT 2018/2020 e que substituiu o extintor RH 043. Comentou sobre a ação CGPAR/23, que está tramitando no Congresso Federal, a qual interfere diretamente no Plano de Saúde. Colocou que estão aguardando maiores informações sobre o andamento deste processo.

Comunicou sobre a atualização cadastral do SAÚDE CAIXA, onde a cada cinco (5) anos deve-se fazer o recadastramento atualizando os dados dos usuários. Disponibilizou aos presentes um material retirado do autoatendimento do SAÙDE CAIXA, onde há informações sobre o RH 221.
Antoci comentou sobre as seguintes notícias:


NOTÍCIA PETROS – DISCREPANTES


Ministro Facchin aceita liminar e suspende venda da TAG e de refinarias pela Petrobras – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, aceitou o pedido de liminar pedida pelo sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) suspendendo a venda de 90% do capital da Transportadora Associada de Gás (TAG) pela Petrobras e de várias refinarias. Na decisão, Fachin aceitou a argumentação de que a Petrobrás deveria ter feito uma licitação, e não uma venda direta, como ocorreu e como pretendia fazer para vender as refinarias

.
(NOTÍCIA NA ÍNTEGRA) https://www.discrepantes.com.br/2019/05/27/ministro-fachin-aceita-liminar-e-suspende-venda-da-tag-e-de-refinarias-pela-petrobras/

NOTÍCIA FENACEF


FENACEF pede que seja adiado fechamento das representações da FUNCEF nos estados - No último dia 23 de maio, o presidente da FENACEF, Edgard Antônio Bastos Lima, a vice-presidente, Maria Lúcia Cavalcante Dejavite, e o presidente do Conselho Deliberativo, Jesse Krieger, foram recebidos em Brasília pelo  Presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF, André Nunes, para conversarem sobre o possível fechamento das representações da FUNCEF nos estados, as implicações dessa decisão e as alternativas para não efetivação da medida.


(NOTÍCIA NA ÍNTEGRA) https://www.fenacef.com.br/site/noticias-1/item/955-fenacef-pede-que-seja-adiado-fechamento-das-representacoes-da-funcef-nos-estados


Antoci acredita que as representações são algo que não se pode abrir mão, pois o atendimento é indispensável aos assistidos. Trouxe um material disponibilizado pelo sindicato dos fiscais, onde é exibido um gráfico que representa o fatiamento da economia do País, o qual foi citado diversas vezes pelo associado Jesus de Moura Estery.


Ressaltou a importância de se atualizar e se informar sobre o que se refere ao Plano de Saúde e Benefícios. Informou sobre uma regra do Saúde Caixa, que após três (3) meses sem efetuar o pagamento do Plano ele fica suspenso. E aos que estão se aposentando, existe um prazo de até sessenta (60) dias para requerer o benefício junto a FUNCEF.

Às 16h Antoci agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião.